sexta-feira, 25 de março de 2016

Histórias da encataria Amazônica são Contadas em Brasília


Nô mês de abril Brasília vai poder conhecer as histórias encantadas da Amazônia com o artista Amapaense Joca Monteiro.
Joca é professor, técnico em educação e cultura, Contador de histórias, brincante e pesquisador da encantaria Amazônica.
Seu repertório é composto por 16 histórias, uma de cada município de seu Estado de origem, o Amapá.
Cada história foi coletada pessoalmente com os mestres anciões do meio da floresta Amazônica em uma pesquisa que durou 2 anos.

As Histórias possuem como principal característica a encantaria da Região Norte, todo o imaginário da floresta contada com muita força, deixando sempre aquele clima de suspense, exatamente como antigos contavam, fazendo os meninos e meninas se arrepiarem dos pés a cabeça.
Para contar suas histórias, Joca cria uma atmosfera que reproduz o ambiente onde a mesma foi coletada, sempre com uma luz em penumbra e uma sonoplastia de floresta, permitindo que os expectador se envolva no suspense Amazônico.


Em alguns momentos das histórias os ouvintes são conduzidos a catarse, experimentando momentos de pânico e aflição seguida da sensação de felicidade por estar tudo bem; além das emoções sentidas durante a apresentação, as histórias da floresta também são socioeducativas, apresentando um conteúdo riquíssimo na condução ao auto cuidado, cuidado com o outro e cuidado com o meio.


                                     "As histórias propões cuidado e cuidar do outro gera benefícios coletivos" - Joca

Joca Monteiro afirma que as histórias deste repertório, apesar do apelo para o suspense e alguns pais e professores ficarem com o pé atrás, elas são bem aceitas pelas crianças, que se encantam e se tornam multiplicadoras da oralidade recontando para amigos e familiares, com a intenção de reproduzir o encantamento que sentiram ao ouvir a história.
Em Brasília Joca visitará escolas, fará apresentações em praça pública, assim como festas e ventos. Para agendar uma apresentação do Contador de histórias da Amazônia basta entrar em contato pelo whatsapp 96 991888541.

“Joca, o artista que se expressa com a alma, que veio das asas de um Passarim, aquele que primeiro conta e depois encanta”
Maristela Papa
Amigos das Histórias
Brasília - DF



“Joca Monteiro conta com a alma. Mostra o talento e o carisma do 
amazônida. Joca mostra através da contação o jeito 
único do povo Tucuju”
Lu de Oliveira
Movimento de Contadores de Histórias do Amapá
Macapá - AP

"Joca, um artista encantador ou seria encantado? Com o som das palavras e
 do triângulo, um corpo presente e olhar vivo nos leva 
ao mundo mágico dos contos amazônicos”.
Josi Burigo
Grupo MIM MEI MAC
São Paulo -SP


Joca, a voz das histórias Amapaenses, para os outros Estados Brasileiros e para o mundo de forma séria sem no entanto ser sisuda, pois é brincante, cantante, provocadora de emoções profundas.
Edvânia Braz 
Grupo Gwaya Contadores de Histórias/UFG





E lá vem ele: o lobisomem do Amapá! É Ele que toca o triângulo, ou é o triângulo que toca a gente? Não sei, só sei que é assim : Joca Monteiro chega, toca e conta com paixão lendas da Amazônia e nos permite sonhos, suspense e surpresa. 
Andrea Sousa
Subsecretária de Cultura de Santo Amaro (SP)



Joca Monteiro: Pra começar, suas histórias são como as águas amazônicas: crescem no encontro. Estar ao seu lado, vê-lo e ouvi-lo é como tomar um chá de autoestima, é descobrir em suas lendas o poder de um povo que tem muito a oferecer ao mundo - sua sabedoria, sua cultura, seus mitos, seus mestres. Joca Monteiro é uma força da natureza! E ele agora faz parte da minha lista dos "para sempre". 
Rosana Mont'Alverne
Presidente da Câmara Mineira do Livro 


Nenhum comentário:

Postar um comentário

V ocê pode também entrar em contato pelo whatsApp 96 991888541